“A criança é o campo que Deus nos deu para cultivarmos o rebento novo, a planta frágil, que um dia será árvore carregada de todos os frutos de virtude”.
Fé e razão
A fé é o principal aliado do homem que labuta nesta vida. Dizia Jó: “A vida do homem sobre a terra é uma luta, e os seus dias são os dias de um mercenário” (Jó 7, 1), e aquele que não encontra sentido em continuar caminhando geralmente perece no trajeto.
É tão importante o propósito na vida humana que sua ausência é um dos princípios para o desenvolvimento de doenças psicológicas, como depressão e ansiedade.
E não são poucos os relatos daqueles que, embora tratando-se corretamente com os remédios necessários, só conseguiram escapar das garras destas enfermidades ao encontrar algo que os motivasse.
O católico, aquele que tem fé em um Deus Trino, sabe que não foi feito para esta Terra, e sabe que sua verdadeira vida começará no dia da sua morte. Isto lhe dá conforto quando os reveses chegam para frustrar suas expectativas, pois eles sempre chegam.
Entretanto, se isto é de difícil compreensão para um adulto, como comunicar tal verdade às crianças? Esta foi a missão de São Marcelino Champagnat e a missão dos seus filhos, que continuam a levar seu legado com dignidade e honra, os Maristas: enxergar as crianças como um terreno fértil para a graça de Deus e o desenvolvimento das virtudes.
Vida de São Marcelino
Para contar em um breve resumo a vida deste santo educador, retirei alguns trechos de um importante portal de notícias católico, Gaudium Press.
“São Marcelino nasceu na cidade francesa de Marlhes no dia 20 de maio de 1789, sendo consagrado por sua mãe a Nossa Senhora. Ingressou no seminário menor, mesmo sem ter frequentado qualquer escola. Entre seus colegas estava São João Maria Vianney, também conhecido como o santo Cura de Ars”.
“Foi ordenado sacerdote no ano de 1816. No ano seguinte, sentiu-se inspirado e fundou a comunidade de Irmãos Maristas, através da qual formou muitos professores de religião e catequistas. A essência de seu método formativo, que proibia o trato humilhante e os castigos físicos, era o amor à Nossa Senhora”.
“No dia 6 de junho de 1840, aos 51 anos de idade, São Marcelino entregou sua alma a Deus, deixando um legado que rende frutos até os nossos dias. O Papa São João Paulo II, que o canonizou no ano de 1999, afirmou que o fundador dos Irmãos Maristas “foi sensível às necessidades espirituais e educativas da sua época, sobretudo à ignorância religiosa e às situações de abandono vividas em particular pela juventude”.
(Veja o artigo completo em: https://gaudiumpress.org/content/historia-oracao-e-frases-de-sao-marcelino-champagnat/)
Para o educador cristão, as virtudes são as ferramentas para uma educação perfeita
São Marcelino Champagnat sabia a importância da fé aliada à razão para a construção de uma educação efetiva. As principais ferramentas para esta construção são as virtudes, “disposição habitual e firme que nos predispõem a praticar o bem” (Catecismo da Igreja Católica, CIC, 1803).
Ao transmitirmos aos filhos ou educandos a importância da prática das virtudes, também conseguimos infundir em seu coração e mente as qualidades que necessitará para viver bem em sociedade e para ser santo.
Por exemplo, ao mostrarmos o que significa ser justo, dar a cada um aquilo que merece, a criança vai formando, em seu interior, um compromisso com a verdade e se tornando responsável.
Estas qualidades são essenciais para uma vida direita, e são diferencias que agregam em uma carreira profissional e no relacionamento com a família e amigos.
É por isso que a Fides et Ratio, para ressuscitar a fé e os bons costumes, editou e traduziu a obra: “Tratado da confissão de crianças e jovens”.
Neste livro, o autor Pe. Timon-David expõe toda sua sabedoria e experiência como confessor diário por mais de 20 anos, revelando um conhecimento maduro e responsável das crianças e dos jovens, suas características, aptidões e temperamentos.
Clique aqui e obtenha já sua obra Tratado da Confissão de Crianças e Jovens e eduque mais eficazmente seus filhos ou alunos.
Que sigamos sempre o exemplo de São Marcelino Champagnat, enxergando em cada um que nos é confiado, filhos e educandos, um terreno fértil para a construção da obra do Senhor, que edifica apenas estruturas imponentes de coração e mente.
Comments